terça-feira, 17 de julho de 2012

Curiosidades sobre a cidade

Em pouco tempo vivendo na cidade, eu ja consegui descobrir algumas coisas, regras e leis bem interessantes que seriam otimas se fossem aplicadas no Brasil. Porem, nos nao somos educados o suficiente pra conseguir ou merecer tamanho voto de confianca. Vou explicar o porque agora...

Em Vancouver, todos os meios de transporte publico funcionam super bem.
Por exemplo, no meu caso, eu preciso pegar o onibus e depois o metro para chegar a escola. Existem duas formas de pagamento. Voce pode comprar o cartao mensal, o que te da o direito de entrar no onibus e metro todos os dias, quantas vezes forem necessarias.

Outra forma de pagamento eh comprando a cartela com tickets. Eh bem simples... voce entra no onibus e coloca o ticket dentro de uma maquininha e depois o pega de novo. Apos esse procedimento, vai aparecer escrito ate que horas voce pode usar novamente aquele ticket. Ou seja, o mesmo ticket usado no onibus pode tambem ser usado no metro (que nao tem trocador). A validade do papel eh de cerca de 2 horas, entao eu posso rodar com a mesma passagem nesse horario.

Ai voce deve estar pensando (e eu tambem pensei): Ja que eh assim, eu posso muito bem andar um pouco mais, ir direto pra estacao de metro e sairei no lucro, porque nao tem trocador pra me fiscalizar, certo?? Certo, mas errado.

Por isso que eu disse que os cidadaos de Vancouver recebem um voto de confianca muito grande, porque voce consegue "passar a perna" no sistema de transporte se quiser, mas eh um risco e muito mau caratismo da parte de quem tentar, pelo menos eu penso assim.

A unica fiscalizacao existente eh atraves da policia. De vez em quando, os policias param varias pessoas para mostrarem que estao com o cartao ou o ticket em maos. Caso contrario, alem de voce passar a maior vergonha do mundo e se sentir um ladraozinho sem vergonha, voce tambem ira pagar uma multa MUITO CARA.

Por coincidencia, hoje eu fui parada na estacao de metro e tive que mostrar ao policial o meu ticket. Outras pessoas tavam foram "revistadas" e, obviamente, todas elas estavam em dia com o cartao ou ticket.
Ou seja, pra se morar em uma cidade de primeiro mundo, as pessoas tambem precisam ser de primeiro mundo.

Outras curiosidades e regras da cidade:

  • Voce so pode atravessar a rua na faixa de pedestre. Se o policial ou seguranca te virem atravessando no local errado, eles vao te multar e, se voce nao tiver dinheiro pra pagar, sera detido na hora.
  • Eh PROIBIDO fumar em locais publicos (como pracas e praia). Eh tambem proibido fumar perto de portas comerciais e residencias. Eh preciso respeitar uma distancia de 6 metros. 
  • O cigarro eh bem caro. Custa uns 10 dolares canadenses.
  • Eh proibido ingerir bebida alcoolica na rua e na praia. Voce so pode tomar dentro dos pubs, bares e dentro de casa.
  • Jornais sao distribuidos gratuitamente na frente de todas as estacoes de metro e ha um lixo especialmente para coloca-los quando voce terminar de ler.
  • A maioridade eh de 19 anos.
  • Aos domingo, voce pode utilizar o cartao de transporte e ele tambem sera valido para o seu amigo/acompanhante. Neste ultimo domingo mesmo, eu nao gastei nenhum ticket porque a Florence, a intercambista que mora na mesma casa que eu, usou o cartou e ele, automaticamente, se tornou valido pra mim tambem. 
  • Normalmente, no ponto de onibus, voce vai encontrar escrito qual o horario que o onibus vai passar. E nao tem erro. Se tiver escrito que vai passar em 7 minutos, pode contar no relogio que nao tem atraso. 
  • Isso nao eh bem uma regra, mas eh como se fosse: Voce tem que dizer bom dia para o motorista do onibus e tambem agradece-lo quando sair do onibus. Mas nao precisa ir ate a frente, basta dizer um "Thank you" em um tom mais alto.
  • Na escada rolante, se voce quiser ficar parado em um degrau, voce deve se manter a direita. Se voce quer ir subindo degrau por degrau, voce deve ficar a esquerda da escada. Ou seja, quem fica a direita tem que dar a "passagem" pra quem esta a esquerda (normalmente sao pessoas que estao atrasadas ou apressadas para pegarem algum transporte)
  • Se voce entrar em um restaurante e for servido por um garcom, eh obrigatorio pagar uma gorjeta a ele. Pelo menos 12% do total consumido. Voce pode nao dar se o atendimento tiver sido ruim, caso contrario, eh um ato extremamente grosseiro da sua parte.
Por enquanto eh isso, mas logo descubro mais coisas...

Beijos

Um comentário: